Air France e Delta fazem joint venture

Written by Francisco Camoes · Filed Under Commercial, Noticias de la aeronáutica 

May 22, 2009

Francisco Camoes

A Air France-KLM e a Delta Air Lines acertaram ontem a criação de uma joint venture transatlântica que combinará quase um quinto das operações dos dois grupos, tornando-os a presença mais poderosa sobre o Atlântico Norte, o maior mercado mundial de voos de longa distância.

As duas companhias têm sido protagonistas no processo de consolidação da indústria aérea , mais recentemente com a aquisição da Northwest pela Delta no ano passado. A joint venture é o passo seguinte no processo de aprofundamento da aliança entre as empresas líderes da Europa e da América do Norte e responde por cerca de 25% de toda a capacidade ofertada em rotas entre a Europa e as Américas. Além disso, a parceria terá receita superior a US$ 12 bilhões. Os voos sobre o Atlântico Norte representam o maior mercado de viagens aéreas inter-regionais e responde por 27% de todo o tráfego aéreo de longa distância global.

A associação não envolve a criação de nenhuma holding com participação cruzada entre as empresas e se dará por meio de um acordo comercial de longo prazo, que permitirá às companhias operar como um único grupo sobre o Atlântico Norte. Elas dividirão à metade receitas, lucros e prejuízos.

As duas companhias aéreas têm imunidade antitruste concedida pelas autoridades americanas, o que permite que elas combinem legalmente suas malhas de voo e capacidade, os preços e as vendas – principalmente aquelas voltadas para clientes corporativos.

A joint venture ainda está sendo analisada pelos órgãos europeus de defesa concorrência, mas tanto a Air France-KLM quanto a Delta disseram estar confiantes no processo de convencimento dessas autoridades sobre as vantagens do negócio para os consumidores.

A Lufthansa já tem imunidade antitruste por parte das autoridades americanas para formar uma joint venture transatlântica com a United Airlines e com a Air Canada – as três fazem parte da Star Alliance, a quem a americana Continental também pretende se juntar. Mas elas ainda não foram tão ambiciosas como a Air France-KLM e a Delta na preparação para dividir lucros e perdas, bem como receitas.

Pierre-Henri Gourgeon, o principal executivo da Air France-KLM, disse que a joint venture com a Delta vai criar sinergias de custos e receitas em torno de US$ 300 milhões, o que deve ser dividido igualmente entre as duas. A associação será regida por um contrato de longo prazo que só pode ser quebrado após um período inicial de dez anos e aviso prévio com três anos de antecedência.

» Próximo Post - Fault on Embraer 170 leads to actuator redesign
« Post Aneterior - Embraer sells 20 E190s to Argentine state carrier

Comments

¿Tiene algo que decir?

You must be logged in to post a comment.