Sugestão de pauta: Copa do Mundo é a oportunidade para o Brasil deixar como legado um ambiente mais seguro
Written by thomas · Filed Under Notícias da aeronáuticaApril 3, 2014
• Em 2012, a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – divulgou que os aeroportos das capitais onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 receberam aproximadamente 18,2 milhões de passageiros internacionais. Os aeroportos que mais registraram movimento foram Galeão, no Rio de Janeiro; Confins/Belo Horizonte, em Minas Gerais; e Cuiabá, em Mato Grosso.
• Já no início deste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação de 1.973 voos extras no país durante a Copa do Mundo. As rotas adicionais mais pedidas foram Fortaleza (CE) – Guarulhos (SP), Santos Dumont (RJ) – Viracopos (SP), Galeão (RJ) – Aeroparque (Argentina), Brasília – Guarulhos, e Galeão – Ezeiza (Argentina).
• Além disso, segundo estudo realizado pela International Air Transport Association (IATA), até 2016 o Brasil se tornará o terceiro maior mercado de transporte de passageiros domésticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China.
Os dados indicam que o Brasil está aumentando cada vez mais a demanda de voos e, principalmente, o fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros. Mas, diante deste cenário, como garantir segurança e agilidade na inspeção de pessoas e bagagens nos terminais aeroportuários?
O Brasil tem a oportunidade de implementar durante a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos os mais modernos sistemas de detecção. Se executada da forma correta, esta inovação possibilitará ao país dar um salto qualitativo no segmento deixando como legado um ambiente mais seguro para toda a população.
Além disso, quando comparamos aos eventos anteriores de grande porte, o país teve êxito quando sediou a Copa das Confederações, Rio + 20, 5 ° Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, Eco-92 e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Neste último evento, a Smiths Detection participou com apoio operacional no país. Ao todo foram disponibilizados mais de 90 sistemas de inspeção HI-SCAN 6040i (para bagagem de mão) e 12 sistemas de inspeção por raios X HI-SCAN 100100V, utilizados em uma variedade de aplicações, inclusive em lavanderias, alimentos e para análise de outros produtos que entravam na vila dos atletas. A Smiths também esteve presente no controle de acesso em mais de 20 locais diferentes do evento, com a utilização de 1 Silhouette Scan Mobile 300 – unidade móvel de raios X e 1 HCVM 4028 – sistema de inspeção móvel de alta energia, para completas inspeções de área, além de serviço local completo incluindo operadores de Pontos de Verificação, logística e suporte técnico.
O CEO da Smiths Detection Brasil, Danilo Dias, está disponível para comentar sobre essa tendência do crescimento no setor aeroportuário e sobre atuação do país na preparação de grandes eventos. O executivo também pode explicar como o Brasil pode deixar como legado um ambiente mais seguro com a implementação dos sistemas mais avançados de detecção de metais, scanners corporais com tecnologia de ondas milimétricas, sistemas de raios X, detecção de ameaças químicas entre outros. Existem também equipamentos que podem distinguir precisamente líquidos ameaçadores de líquidos benignos em garrafas fechadas de vidro e plástico, independentemente se elas são claras, translúcidas ou congeladas.
» Próximo Post - AJW Aviation signs new 5 year power-by-the-hour contract with SmartLynx
« Post Aneterior - Beechcraft to celebrate King Air 50th anniversary at 2014 Sun ’n Fun Fly-In
Comments
¿Tiene algo que decir?
You must be logged in to post a comment.