USAF Espera formalizar os Planos de Aquisição de Aviões de Carga para a América Central
Written by thomas · Filed Under Notícias da aeronáuticaFebruary 28, 2009
Oficiais norte-americanos da 12ª Força Aérea esperam avançar esta semana com os planos de modernização de aeronaves de quatro nações Centro-Americanas, em um esforço de colaboração conjunta, conforme declarou o Ten. Gen. Norman Seip, líder em comando. A 12ª Força Aérea é responsável pelo relacionamento com as Forças Aéreas dos países da América Central e do Sul. Seip se reunirá em Miami com os comandantes das forças aéreas da região da América Central durante uma Conferência a ser realizada nesta cidade. Nos últimos anos, Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras têm realizado discussões com autoridades norte-americanas a fim de realizarem um esforço de modernização de diversos tipos de aeronaves, e que envolve a aquisição de aeronaves leves de carga, um pequeno helicóptero e eventualmente uma plataforma de interdição. Seip disse esperar poder firmar um acordo com as quatro nações na forma de uma carta de intenção.
Ainda que não gerar compromissos, a carta permitirá que as autoridades possam dar prosseguimento à seleção da plataforma da primeira fase de seu programa, a qual envolve a aquisição de 16 aeronaves leves de transporte de carga.
A opção provável é o Cessna Caravan, um avião monomotor turboélice. Entretanto, as nações deverão aprovar a decisão após assinarem a carta, informa Dana Willis, oficial da 12ª Força Aérea encarregado pelo projeto.
O objetivo é destinar quatro aeronaves para cada país, e fazer com que cada nação assine um acordo, através do qual, compartilhem o uso das aeronaves caso surjam certas necessidades como um desastre nacional que necessitem de ajuda humanitária. Willys informa que espera que os aviões custem cerca de $ 2,5 milhões cada. Os Estados Unidos provavelmente arcarão com os custos de aquisição das aeronaves, e de um contrato inicial de manutenção, que inclui o apoio logístico de terceiros. Entretanto, Seip disse que cada nação deverá responsabilizar-se pelo treinamento das tripulações e mecânicos, que operarão e manterão os sistemas logo após se encerre o período inicial do acordo.
Anteriormente, Seip esperava poder avançar na aquisição das aeronaves de carga, um helicóptero, (provavelmente o Huey II) e de uma plataforma de interdição leve, em um único programa. Entretanto, os fundos são escassos, e o comando agora declara estar focada agora no sistema de transporte de carga primeiro. O trabalho envolvendo as demais plataformas ficará pendente para mais adiante.
A aquisição das 16 aeronaves de cada tipo para o programa de substituição – quatro por nação em cada tipo de missão – custará cerca de $ 487 milhões, disse Willis.
Além disso, com as guerras no Iraque e no Afeganistão demandando muito da atenção do Pentágono, o oficiais responsáveis pelo projeto estão buscando outras fontes de financiamento para o programa de modernização das aeronaves. Uma fonte potencial poderia ser a Iniciativa de Mérida, um fundo criado pelo então Presidente George W. Bush no ano fiscal de 2008 para apoiar atividade antinarcóticos na América Central e no México. Inicialmente, o fundo previa cerca de $ 500 milhões em auxílio do México, e outros $ 50 milhões para a América Central.
Os primeiros $197 milhões de um total de $ 400 milhões de recursos aprovados pelo Congresso para a iniciativa foram liberados no início de Dezembro de 2008, assim que se chegou a um acordo entre os governos do México e dos Estados Unidos.
» Próximo Post - La USAF espera formalizar los planes de adquirir aviones de carga para Centroamérica.
« Post Aneterior - Two Light Aircraft Packed With C4 Fly “Suicide” Mission
Comments
¿Tiene algo que decir?
You must be logged in to post a comment.