Paraguai pede explicações à Bolivia sobre compra de 06 caças chineses
Written by Francisco Camoes · Filed Under Defensa, Noticias de la aeronáuticaOctober 5, 2009
O chanceler do Paraguai, Héctor Lacognata, informou nesta segunda-feira que seu país pediu informações sobre a compra feita pela Bolívia de seis caças, pois considera que a aquisição do país vizinho “muda o cenário” das relações bilaterais.
A Bolívia anunciou recentemente a compra de seis aeronaves de combate de fabricação chinesa, o que despertou a preocupação de setores políticos e sociais paraguaios. Tanto o presidente Fernando Lugo como o chanceler Lacognata disseram anteriormente que estavam satisfeitos com as explicações dadas pelo governo boliviano de que os gastos militares tinham o objetivo de intensificar o combate ao narcotráfico.
Apesar disso, o chefe da diplomacia paraguaia disse hoje que a compra boliviana dos caças “muda a conjuntura e o cenário” bilateral. Em seguida, o chanceler ressaltou que há um intenso intercâmbio de informações com a Bolívia. Como exemplo disso, ele mencionou a próxima viagem do vice-chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro, à Bolívia e uma reunião bilateral de altos comandantes militares dos dois países.
Assunção e La Paz protagonizaram, entre 1932 e 1935, a chamada Guerra do Chaco, motivada por uma disputa territorial. O saldo da disputa armada foi a morte de quase 100 mil pessoas e a anexação de parte do território boliviano, rico em jazidas de petróleo, ao Paraguai.
» Próximo Post - El accidente de Rafale
« Post Aneterior - Argentina e Chile fazem tráfego da Gol subir em Setembro
Comments
¿Tiene algo que decir?
You must be logged in to post a comment.